Esclarecimento sobre os Exercícios de Fé

Os exercícios de Fé não são encontrados em livros, revistas, jornais, cartilhas ou apostilas.
Sou eu mesma que elabora os exercícios de fé para serem entregues em minha Paróquia e coloco aqui no blog também para que catequistas e crianças também tenham acesso e, com isto, ajude na evangelização das crianças.
Os exercícios são feitos com imagens que retiro da internet.
Em hipótese alguma este material está autorizado a ser vendido de qualquer forma. Os exercícios de fé são gratuitos e podem ser divulgados em blogs, sites e jornais e informativos paroquiais.
Fique à vontade para dar sugestões e críticas construtivas.
Agradeço a compreensão. Fique com Deus.
Ana Paula Merigo

terça-feira, 21 de abril de 2009

Exercício de Fé e Teatro Bom Pastor!

Aqui está o Exercício de Fé do 3º Domingo da Páscoa. Estou colocando uma sugestão para teatro sobre o Bom Pastor. Nós fizemos o ano passado aqui em nossa Paróquia e foi lindo!

Mas quero fazer um alerta! Os teatros não podem ser feitos durante a celebração da Santa Missa, porque apesar das diversas interpretações errôneas do Concílio Vaticano II, inculturação dos povos, a Igreja orienta em diversos documentos, citando como exemplo REDEMPTIONIS SACRAMENTUM, uma instrução extremamente importante sobre a Celebração da Santíssima Eucaristia e os abusos que acontecem.

Quando nos pronunciamos em relação ao que a Igreja orienta não podemos colocar nossa opinião pessoal, não é que eu acho ou penso que é correto, nisto não vivemos uma “democracia” na Igreja, somos obedientes àquilo que ela nos orienta.

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccdds/documents/rc_con_ccdds_doc_20040423_redemptionis-sacramentum_po.html

Nós catequistas não podemos fazer da missa e propriamente do altar, um palco para teatros e encenações. A Santa Missa não é uma encenação, a Eucaristia não é uma encenação. As crianças precisam entender que não é preciso um carnaval ou coisas extravagantes para a Missa acontecer. Muitos tem perdido o devido respeito a Santíssima Eucaristia por causa desses teatros. Na Missa não precisa ter essas coisas, por isso posso dizer com consciência tranquila: ano passado quando fizemos este teatro como outros também, todos foram após ou antes da celebração da Santa Missa E não atrapalhou em nada. Ano passado nosso Bispo, ele próprio ministrou uma formação maravilhosa sobre este documento e depois de conhecer tudo que está escrito e fazer aquilo que não se pode, é estar pecando. Mesmo que seu Pároco permita, não faça por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Missa é o sacrifício de Jesus no altar. É o Corpo e Sangue Dele vivo no altar.

Tentem imaginar por um momento como Ele está enquanto peças de teatro são feitas ou até mesmo outros tipos de coisas são acrescentadas nas Celebrações.

Nossas crianças não são burras, elas precisam realmente entender que vamos à Missa por amor a Jesus e não porque vai ter um teatro, ou vão ganhar balas ou outra coisa qualquer. Nós leigos precisamos saber o nosso lugar: e com certeza não é em cima do altar. Ser missionário não é tomar o lugar que não é nosso. Jesus vai tocar no coração de cada criança no momento certo e não na hora em que queremos. O amor de Jesus não é uma barganha, não precisamos oferecer algo para as crianças amarem Jesus, elas precisam amar porque conhecem Jesus, e para conhecer precisam vivenciar a fé como é realmente.

Seja uma catequista corajosa, leia o documento, procure entender o que a Igreja orienta, ela melhor do que ninguém sabe o que está fazendo para nos guiar.

Podem ser palavras duras, mas é a verdade, e precisamos estar ao lado da Verdade que é Jesus. Posso dizer que quando tomei conhecimento deste documento fiquei um pouco arredia ou talvez não quis aceitar. Mas não posso ser desobediente a Igreja, e não posso pecar por omissão sabendo o que é certo e continuar fazendo o errado.

Acredito que muitas pessoas não vão aceitar, vão ficar bravas, vão continuar fazendo, vão xingar, mas eu estou fazendo a minha parte em alertar sobre o que eu não sabia e agora sei. Tenho a plena consciência de que tudo que vou ouvir e ler de mal, não será para mim mas para a Igreja que eu amo, e vai ser triste!

Aproveitem este fogo que arde no coração em querer que as crianças amem Jesus como nós amamos, mas que elas aprendam a verdade, nunca uma história ou encenação.

Espero de todo o meu coração que vocês leiam o documento e façam o que está nos orientado lá para ser feito: a Santa Missa como ela é, nem mais, nem menos!

3º Domingo da Páscoa.indd

Pedrinho e as ovelhas-1

Pedrinho e as ovelhas-2  Fiquem com Deus!

11 comentários:

  1. Ana Paula, muito util o seu alerta sobre a Missa. Já copiei e vou repassar as catequistas e ao padre. É errado distribuir balas às crianças que vieram a missa?(após a missa). Grata pelas valiosas informações. Denise(Monte Carmelo)

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,
    a paz de Jesus!
    Não é errado dar balas as crianças após a Missa, desde que não seja o principal motivo para irem a Santa Missa.Um grande abraço
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. "interpretações errôneas do Concílio Vaticano II..."
    Não entendo como vc pode citar tão bem um documento da Igreja e rejeitar dessa forma um concílio, como se estivesse falando de uma seita protestante. Me desculpe a sinceridade, mas é o que parece.

    ResponderExcluir
  4. Perdão anonimo acima mas a autora do blog quis dizer das pessoas que fazem interpretações errôneas do Concilio Vaticano e não que o Concílio Vaticano tenha feito interpretações errôneas.Assim eu entendi.Denise (Monte Carmelo)

    ResponderExcluir
  5. Exatamente isto Denise. Obrigado por sua resposta iluminada! Deus continue te abençoando!
    Abraços!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. ola esse teatro veio em boa hora eu sou responsavel pela missa do dia 02/05/09 e é esse teatro que vou usar só to meio em duvida de como vou carecterisar as ovelhinhas e o lobo mais eu me ajeito o espirito santo de deus ilumina mais valeu ein veio em boa hora que deus abençõe vcs sempre com ideias novas pra gente sou da paroquia nossa senhora do rosario em sjc no tesouro a sua disposição ! fiquem com deus!!

    ResponderExcluir
  7. Rosemary Patrocinio24 de junho de 2009 19:51

    Fiquei muito feliz de encontrar um blog como esse. Como católicos verddeiros precisamos assumir nossa Igreja e ajudar a edificá-la.

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus, achei o tão comentado teatro.
    é muito importante para o rebanhinho que estarei fazendo para as crianças de São Lourenço/mg.
    gostei muito da sua colocação sobre a missa, importante e franca.
    Priscilla

    ResponderExcluir
  9. MUITO BACANA QUE DEUS OS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula, não conhecia seu blog. Fiquei surpresa com a informação sobre teatros e encenações durante a Santa Missa.
    Obrigada pelo gesto fraterno de querer compartilhar sua sabedoria com os irmãos.
    Uma abençoada Semana Santa para você, sua família e todos os cristão e não cristão.

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula, gostei muito de sua colocação e é exatamente a minha opinião sobre a celebração da santa missa, principalmente com crianças. Temos sim que fazer uma missa alegre, mas sem exageros, por que senão estaremos correndo o risco de está tirando Jesus do centro. Parabén pela coragem e estarei, com sua permissão, publicando no blog este documento e a sua colocação.Adorei, abraços.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, ele é importante para nosso trabalho. Deus nos abençoe sempre!