Esclarecimento sobre os Exercícios de Fé

Os exercícios de Fé não são encontrados em livros, revistas, jornais, cartilhas ou apostilas.
Sou eu mesma que elabora os exercícios de fé para serem entregues em minha Paróquia e coloco aqui no blog também para que catequistas e crianças também tenham acesso e, com isto, ajude na evangelização das crianças.
Os exercícios são feitos com imagens que retiro da internet.
Em hipótese alguma este material está autorizado a ser vendido de qualquer forma. Os exercícios de fé são gratuitos e podem ser divulgados em blogs, sites e jornais e informativos paroquiais.
Fique à vontade para dar sugestões e críticas construtivas.
Agradeço a compreensão. Fique com Deus.
Ana Paula Merigo

sábado, 28 de março de 2009

O Santíssimo Sacramento!

monstrance-throne Eu recebi um e-mail da catequista Joana de João Pessoa na Paraíba, uma catequista muito dedicada e preocupada com sua crianças. A dúvida dela era:

“Como se tratam de crianças  algumas demonstram total desconhecimento sobre o Santíssimo. Eis a minha dúvida: como falar (inclusive preparar) a essas crianças algo tão místico e muitas vezes até para nós adultos difícil de entender?”

Pedi a permissão dela para colocar a dúvida que tinha aqui no blog e partilhar com todos, pois alguns podem ter a mesma dúvida.

Minha resposta foi:

“Fiquei muito feliz em receber o seu e-mail. Percebi que você tem uma grande responsabilidade e Jesus precisa de verdadeiros adoradores. Vou te ajudar me colocando no seu lugar, descrevendo o que eu faria, OK?!

Bom, para que muitas pessoas amem e sigam Jesus, eu preciso ser em primeiro lugar um exemplo. Não adianta eu cobrar que as crianças rezem ou visitem o Santíssimo, se eu não fizer isto sempre, mas não como obrigação e sim por amor a Jesus Sacramentado.

Não posso querer fazer com que as crianças entendam este mistério magnífico que é o Santíssimo Sacramento, antes do entendimento é a fé que precisa estar evidente. Eu mesma tenho que acreditar e aceitar isto em minha vida. A partir daí, você começa a irradiar o amor que Jesus nos oferece.

Não minta ou invente histórias, faça as crianças vivenciarem o que realmente o Santíssimo Sacramento é: Jesus vivo e presente na Hóstia Consagrada.

Ensine as crianças o comportamento que devemos ter diante do Santíssimo: genuflexão ao entrar no Sacrário, ficar de joelhos ou sentar-se com respeito, não fazer bagunça ou ficar conversando; o silêncio e a oração são importantes. Na parte mais prática, quando estiver com as crianças diante do Santíssimo, não faça orações complexas ou bem elaboradas, é na simplicidade que Jesus toca nos corações e você pode se surpreender com as crianças.

Sugestão:

1- Antes da adoração peça que cada criança escreva uma oração para Jesus (arquivo anexo), e em um dos momentos da adoração, peça que elas leiam a oração que fizeram diante do Sacrário. No final, encerre pedindo que Jesus acolha todas as orações.

2- Leia para as crianças antes da adoração o livrinho: Deus me ama como sou da editora Canção Nova. Ilustra muito para as crianças a importância que temos para Deus e o quanto Jesus Sacramentado é importante também.

3- Faça uma oração com as crianças diante do Santíssimo, peça que elas repitam com você.

Oração: Jesus eu te amo e te adoro. Sei que o Senhor está presente diante de nós no Santíssimo Sacramento. Não posso vê-lo com meus olhos, mas sinto a paz e o amor que vêm de Ti. Envia o teu Espírito Santo para que eu tenha a fé e possa acreditar sem querer entender. Tu és o meu Senhor e meu Deus. Amém.

Você vai acabar se surpreendendo com as crianças, pois elas são puras e o que mais agrada a Deus é esta pureza de coração que elas tem.”

A catequista Joana e eu esperamos poder ter ajudado a todos e ficaremos aguardando os comentários. A seguir está o anexo para as crianças escreverem suas orações.

catequese.indd

Fiquem com Deus!

11 comentários:

  1. Ana Paula, já imprimi sua sugestão de como incentivar as crianças ao amor ao Santíssimo Sacramento e o anexo das orações tambem. Está muito bom. Vou xerocar e passar para todas as catequistas de minha paróquia, já que este ano não tenho turma, estou na coordenação. Sinto falta das crianças!Um abraço e obrigada pela ajuda de sempre.Denise, Monte Carmelo. M.G.

    ResponderExcluir
  2. Paz e bem irmã!
    Somos novos neste negócio de blog!!Minha esposa e eu fazemos parte do Serviço de Animação Vocacional! e estamos elaborando um blog!
    e queremos saber como podemos fazer estas coisas legais que vc fez neste blog lindinho que é o seu!!
    o endereço do nosso blog é www.jesusdivinomestre.blogspot.com
    por favor nos responda!!
    aguardamos ansiosos!!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos do blog Jesus Divino Mestre, não encontrei o e-mail de vocês por isso estou respondendo aqui. O blog pequeno gigante no início não era assim, está sendo uma caminhada e aos poucos está ficando cada vez melhor. Meu esposo trabalha com marketing e foi ele quem elaborou todo o layout do blog para ficar personalizado. Ele trabalha com isso e se vocês se interessarem me enviem um e-mail para que sejam passados valores.
    O mais importante é o conteúdo, este sim precisa ser muito rico e isto só virá com o tempo e com a dedicação em partilhar.
    Espero ter ajudado

    Denise, um grande abraço e obrigada pelo seu comentário!

    Beijos
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana Paula!
    A paz do Menininho Jesus!
    Achei importantíssimo esse post seu e gostaria de colocá-lo no blog do Ministério para Crianças de Limeira, assim como aquelas suas atividades sobre a quaresma, você me permite?
    Querida, fica na paz!
    Que Deus lhe abençoe!
    bjs!

    Ana Paula (Tia Paula)

    ResponderExcluir
  5. Claro que pode minha querida irmã!
    Beijinhos no seu coração!
    Fique com Deus!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sugestão. Estava exatamente precisando de algo assim para passar aos meus catequizandos, pois são adolescentes(11 a 14 anos) que ainda não perceberam a grandeza deste momento.
    Obrigada pela sugestão e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou catequista de crianças de 4 a 8 anos,será que daria para eu seguir esta sugestao?
    o que vc acha?
    Obrigada
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida Ana Paula...
    Nossa me emocionei com a sugestão de oração!Vc tem toda razão pra tratar com crianças é sempre melhor optar pela simplicidade.Seu blog é lindo eu não conhecia mas agora vou visita-la sempre.Parabéns pelo seu comprometimento com a fé é lindo!Eu não sou catequista mas á pouco tempo minha filha de 5 anos iniciou na catequese infantil,eu à acompanho pois ela é portadora de nessecidades especiais.A catequista dela é uma pessoa iluminada é uma menina ainda mas já se dedica com muito amor por aquelas crianças é lindo de ver!Acho que isso me despertou uma curiosidade pelo assunto, até mesmo porque nem sempre eu sei como responder as perguntas e os "porquês"das minhas filhas e agora que conheci seu blog vai ficar mais fácil...
    Obrigada
    Que Deus te ilumine sempre ...

    ResponderExcluir
  9. Tudo bem? Fazemos um trabalho muito bonito com as crianças no Santíssimo.Temos um projeto que se chama criança adora jesus.Talvés possamos ajudar com algumas sugestões. Começamos sempre com um momento lúdico,tetro,fantoches etc e é claro antes de ensinar as crianças a adorar é preciso ser adorador também. A cada dia que passa aumenta o número de crianças,estamos muito felizes.Fazemos parte de uma equipe chamada: Mãezinha do Rosário e da Paz. Nosso blog é:criancaadorajesus.blogspot.com.
    Um abraço
    Larissa Baptista

    ResponderExcluir
  10. OLA! ANA PAULA
    ONTEM MESMO ESTAVA CONVERSANDO COM UMA CATEQUISTA DA 2° ETAPA, COMO FAZER PARA AS CRIANÇA ENTENDEREM O RESPEITO E O AMOR PELO "SANTÍSSIMO", E HOJE JESUS ME MOSTROU SUA POSTAGEM, VOU IMPRIMIR E PASSAR PARA ELA, DEPOIS TE DIGO COMO FOI ESSA EXPERIENCIA.
    DEUS TE ABENÇOEI

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula, lindo seu trabalho, mais ainda essa sua disposição em partilhar o que faz! Sua dedicação em auxiliar os catequistas do Brasil é algo admirável. Amei seu Blog, ele tem rico material que nos auxilia muito para os encontros catequéticos. Deus lhe dê muitas horas felizes e abençoadas! Obrigada por disponibilizar e compartilhar seus trabalhos! Beijoquinhs

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, ele é importante para nosso trabalho. Deus nos abençoe sempre!